segunda-feira, 22 de novembro de 2021

NATURISMO E SEXO - 1: TUDO MUITO CLARO E PRECISO



Naturismo: se a ausência de roupas não tem nada a ver com sexo, então por que publicar, num blog de sexo, temas relacionados a esse tema? Expliquemos: Lua Quebrada é, sim, um espaço dedicado ao sexo, ou, bem mais especificamente, à educação para o erotismo. Discutem-se todos os assuntos que ajudem as pessoas a se libertar de preconceitos ou de conceitos errados em relação ao sexo. Isso inclui, portanto, e talvez principalmente, respeito. E nada melhor do que o naturismo para nos dar boas lições de respeito ao ser humano, à vida e à natureza. Falar de gente nua e ver fotos de gente nua liberta nossos instintos e nos deixa mais próximos de uma vida sexual mais saudável.


NATURISMO NÃO É SEXO.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CULTURA



Encontros de homens e mulheres nus se divertindo à beira da piscina ou tomando sol numa praia paradisíaca não passam de justificativas para o sexo descompromissado, podem pensar os mais desavisados. Porém, os naturistas garantem que este conceito não poderia ser mais equivocado. A prática, segundo eles, vai muito além da nudez e não tem nada a ver com sexo.


O naturismo é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes. A filosofia naturista prega a nudez social sem agredir o outro, em contato com a natureza, respeitando ao próximo, a si mesmo e ao meio ambiente. Ela vai além da nudez e despe, também, dos preconceitos e amarras sociais.


Esse hábito teve início na Idade Antiga, do século II até o final do IV, os romanos, banhavam-se comunalmente nus em banhos públicos. Na Grécia antiga era comum a prática de esportes ocorrer sem nenhuma peça de roupa. Algum do sentido de pudor que hoje vemos disseminado na sociedade moderna foi essencialmente legado que as religiões nos deixaram ao longo dos tempos.


Viver em harmonia com a sociedade e a natureza é justamente a forma como os adeptos aplicam o naturismo em suas rotinas. A nudez fica restrita aos encontros e dentro de casa. Já o ato exclusivo de se despir traz outros benefícios, segundo os naturistas, como uma melhor aceitação do próprio corpo.


A reclamação dos naturistas é que há poucos lugares disponíveis para a prática. No Brasil, há aproximadamente 30, de acordo com o Brasil Naturista. Mas esta reivindicação, somada ao fato de encararem a nudez com tanta naturalidade, não quer dizer que os praticantes queiram andar pelados em qualquer lugar.


A outra pessoa tem o direito de não querer te ver nua, então, seria em partes específicas do parque com placas avisando. Naturista que é naturista sabe se respeitar e respeitar os outros.


FEDERAÇÃO NATURISTA VETA PRAIA

POR SEXO ENTRE HOMENS


Embora tenha sido uma decisão polêmica, a praia João D’Aréns, em Portimão, Portugal foi vetada como Praia Naturista por parte da própria Federação Portuguesa de Naturismo indicando que "embora a praia em questão apresente uma beleza indiscutível tem frequência nada saudável em termos naturistas e é de há muitos anos conhecida como uma praia onde a prática de actividades que não se coadunam com o espírito naturista é comum e habitual”.


A publicação refere que a praia seria um local de sedução entre homens (algo que o Clube Naturista do Algarve desmente, o que ocasionou a polêmica), mas reflete bem a disposição de órgãos naturistas tentarem preservar a distinção clara entre a cultura naturista de distanciamento das questões sexuais e outras culturas mais hedonistas, ou voltadas para a prática de sexo livre em determinados territórios.


Rui Martins, presidente da Federação Portuguesa de Naturismo, justifica-se indicando que “aquilo é uma praia de utilização tudo menos familiar e, portanto, nós não gostamos muito de misturar o naturismo nem gostamos que o naturismo esteja misturado com outras práticas que não temos nada a ver com elas”. E completa: "uma praia que é utilizada para práticas sexuais para nós não é uma praia com espírito familiar, nem com espírito naturista”.




Fontes:


ILUSTRADORES: GEORGES PICHARD (Paris, 17 de janeiro de 1920 — 9 de junho de 2003)

  Aprecio muito o trabalho dos ilustradores, geralmente desenhistas exímios, que se dedicam, muitas vezes, a ilustrar a publicação de obras ...