sexta-feira, 17 de setembro de 2021

ROBERT MAPPLETHORPE: A FORÇA DO NU MASCULINO

 



Uma postagem especial em homenagem a um grande artista – Robert Mapplethorpe, para o prazer de quem aprecia um corpo masculino bem fotografado. Sua obra é bastante vasta e seus interesses fotográficos iam de fotos de nudez, sadomasoquismo a flores. No entanto, vou privilegiar neste post suas fotos de nus masculinos.

Uma breve biografia: Robert Mapplethorpe nasceu em 4 de novembro de 1946, em Floral Park, estado de Nova York. Ingressou no Pratt Institute, no Brooklyn, para estudar Artes Gráficas, mas largou a faculdade em 1969, antes de se formar. Robert passou a morar com uma amiga de longa data, Patti Smith, de 1967 a 1972, que apoiava sua arte e com quem manteve uma longa amizade.


Tornou-se famoso por suas fotografias de nus masculinos, cheias de erotismo, depuradas por meio de uma técnica de preto-e-branco sutil e purista, que se tornou sua marca pessoal. Faleceu em março de 1989, aos 42 anos, devido a complicações decorrentes do vírus da AIDS. Cerca de um ano antes de sua morte, já doente, Robert criou a Fundação Robert Mapplethorpe Inc., com o objetivo de propagar seu trabalho, sua visão criativa e promover causas com as quais ele se preocupava.

Desde sua morte, a fundação funciona não apenas como uma promotora de sua arte, mas também para levantar e doar milhões de dólares para fundos de pesquisas médicas empenhadas em desvendar e combater o vírus HIV e a AIDS, além de determinar em quais galerias seu trabalho será apresentado e o teor da exposição. Fique, agora, com uma sequência de fotos de Robert Mapplethorpe, com a temática do corpo masculino:





















 Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Mapplethorpe

https://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1626-biografia-9,00.jhtm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES E DEPOIS: EXPECTATIVA (ANTES DA FODA) E DURANTE A FODA

  1.   Costumo dizer que essa brincadeira de "antes" e "depois" começou com o pintor espanhol Francisco de Goya, quando ...