domingo, 22 de fevereiro de 2026

ILUSTRADORES: SERPIERI, O CRIADOR DE DRUUNA



O italiano Paolo Eleuteri Serpieri nasceu em 1944, em Veneza, mas mudou-se para Roma ainda jovem, onde estudou pintura e arquitetura na Academia de Belas Artes, sob a tutela do lendário pintor Renato Guttuso. Ele deu início à carreira de pintor em 1966, e chegou a ser professor de anatomia no instituto onde se formou, mas, em 1975, decidiu mudar o foco de seu trabalho para os quadrinhos, ao ser convidado para trabalhar na revista Lanciostory. Daí em diante, nunca mais parou de produzir HQs.

Foi cocriador da famosa série italiana L’Histoire du Far-West (A História do Oeste), ao lado do escritor Raffaele Ambrosio, publicada nas revistas Lanciostory e Skorpio, e, a partir de 1980, passou a produzir trabalhos para coleções como Découvrir la Bible, e também um grande número de histórias curtas para diversas revistas conhecidas, entre as quais destacam-se Il Fumetto e Orient Express.

Em 1985, disposto a empreender uma mudança de rumos, Serpieri criou a curvilínea Druuna, a heroína que o tornaria mundialmente famoso. Druuna nasceu na história Morbus Gravis, serializada inicialmente nas edições da L’Eternauta, mas compilada em formato de álbum já no ano seguinte. Misto inteligente de erotismo, ficção científica e horror, a história agradou público e crítica e foi lançada em outros países logo em seguida, como Estados Unidos, França e Brasil. Ela luta pela sobrevivência em um mundo devastado por um vírus que transforma humanos em mutantes, destacando-se pela arte detalhista e atmosfera brutal. Pode-se dizer que Druuna, na luta ou no sexo, nunca foge do pau.

Eis alguns momentos Druuna, para o leitor lamber os beiços:







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

ILUSTRADORES: SERPIERI, O CRIADOR DE DRUUNA

O italiano Paolo Eleuteri Serpieri nasceu em 1944, em Veneza, mas mudou-se para Roma ainda jovem, onde estudou pintura e arquitetura na Acad...