O fetiche da nudez – diante de tanta gente que fica pelada na internet – é ver gente comum totalmente nua. Sem pose erótica. Foto, assim, como direi, mais ou menos natural. Porque, totalmente natural ninguém fica, quando pelado. Sentimos, quase sempre, o peso da chamada “civilização”, que nos obriga a andar vestidos. O clima, também, às vezes, claro.
Mas, não é só ver gente comum pelada. O fetiche está no “antes” (com roupa) e no “depois” (sem roupa). De preferência, na mesma pose.
Parece que quem começou essa brincadeira foi o Goya, com suas duas majas.
A brincadeira, entre os pintores, não pegou. Não consegui localizar nenhum outro que tenha feito o mesmo com suas modelos, pintando-as na mesma pose “antes” e “depois”. Mas, a internet está dando um jeito nisso.
Não consegui determinar a autoria correta das fotos abaixo: alguns sites as atribuem a Helmut Newton; outros, a Leonard Nimoy (o famoso "senhor Spock"). De qualquer modo, são exemplos interessantes do que é o "antes de depois":
Já a moça abaixo está completamente à vontade nas duas poses:
Não há dúvida de que se deve respeitar quem não está preocupado com os modelos impostos:
Requer-se, muitas vezes, um olhar desafiador:
Às vezes, a timidez desaparece no segundo momento:
Enfim, por serem pessoas “comuns” a se deixarem fotografar na mesma pose – vestidas e despidas – parecem satisfazer aquele velho desejo adolescente de possuir algum tipo de óculos que permitissem ver todas as pessoas que desejássemos completamente nuas. O engraçado é que, possivelmente, descobriríamos que não é a nudez que é erótica, como pensávamos. Mas, nossos olhos e, principalmente, nossa imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário